As Vinhas
Das vinhas mais altas de Portugal.
As vinhas da Quinta do Cardo estendem-se em suavíssimas pendentes num planalto regular a uma altitude média de 750 metros, na imediação da Serra da Marofa, com 977 metros de altitude. Recebendo luz solar todo o dia crescem numa terra forte, em personalidade, clima e beleza.
Têm entre 25 e 90 anos e dos 180 hectares que perfazem a área total da quinta, 79 são de vinha certificada em modo de produção biológica, DOP Beira Interior, enquanto que a restante área acolhe sobreiros, floresta espontânea e quatro reservas naturais de água, um ecossistema equilibrado e auto suficiente.
A diversidade de castas nas vinhas da Quinta do Cardo é grande, sendo parte delas autóctones.
Nas brancas destacam-se a Síria, a Fonte Cal, a Malvasia Fina e o Arinto, enquanto nas tintas predominam as variedades Rufete, Bastardo, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Trincadeira.
A altitude a que estão e, como consequência, o frio mais prolongado, faz com que o abrolhamento das vinhas seja tardio, acontecendo numa altura do ano em que a temperatura é já mais elevada e a humidade mais baixa. Torna ainda as noites muito mais frescas, o que ajuda a preservar a acidez das uvas, sendo por isso que os nossos vinhos têm tensão e frescura, mas também um expressivo potencial de evolução no tempo. Nestas condições o risco de doenças na vinha é menor, favorecendo o modo de produção biológico.
VINHA DO LOMEDO
A Vinha do Lomedo é a mais longeva da Quinta do Cardo, com 53 anos.
Composta de 95% Síria, com algumas cepas de Fonte Cal, ambas autóctones, e ainda Arinto e Moscatel Galego, tem um grande valor patrimonial para a marca e para a Beira Interior.
Esta parcela ocupa 10 hectares e fica a 730m de altitude, com orientação SE-NO. Tem uma baixa densidade de plantação e foi convertida para viticultura biológica em 2009.
É exclusivamente a partir destas vinhas velhas que é elaborado o nosso branco Vinha do Lomedo.
VINHA DO POMBAL
A Vinha do Pombal é uma das mais altas vinhas da Quinta do Cardo, estando a 750m de altitude.
Tem uma orientação E-W e foi convertida para viticultura biológica em 2009. Ocupa uma parcela de 15 hectares com 25 anos de idade, com compasso muito apertado.
Composta de 100% Touriga Nacional, é a partir destas uvas que é elaborado o nosso tinto Vinha do Pombal.
VINHA DO CASTELO
A Vinha do Castelo é também uma das mais altas da Quinta do Cardo, estando a 750m de altitude.
Esta parcela de 15 hectares com orientação E-W, tem 25 anos de idade e tem um compasso muito apertado. Foi convertida para viticultura biológica em 2009.
Composta de 100% Tinta Roriz é daqui que é elaborado o nosso tinto Vinha do Castelo, em edições especiais.